sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ainda há Esperanza!

Ainda há Esperanza!!!!!

O Helder falou para eu escrever um post para o blog da Kundum, pensei comigo, estou sem tempo de escrever para o meu blog e ainda vou escrever para o blog da Kundum? Mas ele mesmo sugeriu um tema e como eu pirei com essa moça, resolvi escrever! ( Lógico que vou postar no meu blog também )
Sabe quando você tem a sensação de que é o ultimo a ficar sabendo de uma coisa!!! Então, me senti assim um dia que fui falar com a galera sobre a Esperanza Spalding. Cheguei no entusiasmo de que havia descoberto como transformar chumbo em ouro e o pessoal já conhecia, também 125% dos meus amigos são músicos de alguma maneira, então a galera tá antenada; mas para o pessoal que não conhece...
Esperanza Spalding é uma contrabaixista e cantora norte americana, que mistura jazz, musica brasileira, soul e cria uma linguagem musical autêntica, fiquei realmente fascinado pelo trabalho dela assim que assisti o vídeo da música I Know you Know, imediatamente mandei o link para uma galera, foi ai que descobri que já haviam inventado a roda e eu todo feliz achando que era o primeiro a saber.
Ela já tocou com grandes nomes do jazz como Mike Stern, Michel Camilo, Pat Metheny
O interessante na biografia dela é que ela começou a tocar contrabaixo meio que por acaso, diz a “lenda” que estava tendo aula de violino, ficou meio entediada e saiu da sala ai encontrou em uma outra sala de música um contrabaixo encostado, pegou e já saiu tocando, ela diz que a paixão pelo Baixo “foi como acordar um dia e descobrir que está apaixonda por um colega de trabalho”, depois disso ela fez o teste pra Berklee só por fazer e passou. Ganhou bolsa integral, mas não tinha como se manter em Boston, ai rolou a “vaquinha” dos amigos e lá foi a Esperanza.
Com uma musicalidade latente, caliente conseguiu vários prêmios e muito trabalho para se manter. Hoje é uma das professoras mais novas da Berklee.
Em 2006 lançou seu primeiro álbum “Junjo” onde ela toca musica de Gismonti, Chick Corea além de musicas próprias, o disco é essencialmente instrumental.
No segundo disco Esperanza(2008) ( foi nesse que eu pirei)  ela canta Vinicius de Moraes, Milton Nascimento entre outros, nesse disco tem essa versão sensacional de Ponta de Areia.


Em 2010 ela lançou o disco Chamber Music Society, que mais uma vez flerta com musica brasileira e outros estilos, Esperanza diz “que não quer ser rotulada como um músico do sexo feminino,  e também que não quer ser categorizada como uma artista de um gênero, no caso o jazz, ela prefere manter suas opções abertas sobre com quem grava e ter a oportunidade de alcançar as pessoas que podem não estar familiarizados com o jazz”

Este post foi escrito para o blog da Kundum - acesse www.kundum.com.br

Luciano Soares

Um comentário:

  1. Muito bom... não conhecia... mas também não sou músico.. hehehehe... abraço!

    ResponderExcluir